CURTA ESSA PÁGINA NO FACEBOOK

domingo, 2 de abril de 2017

Após 15 anos o CRAC volta a sentir o sabor amargo do rebaixamento a segunda divisão do campeonato goiano.

Por: Ricardo Resende


É meus caros leitores do blog, o que parecia ruim ficou pior!

O dono de dois títulos estaduais (1967 e 2004) e considerado um dos principais clubes do interior, o CRAC de Catalão cai pra segunda divisão, e talvez com essa que se não for a pior, é com certeza uma das piores campanhas de sua história na competição, 

O torcedor catalano volta a sentir o amargo sabor do rebaixamento para a Divisão de Acesso do Campeonato Goiano. O Leão do Sul perdeu para o Iporá, no Estádio Ferreirão pelo placar de 1 a 0 e com uma rodada de antecedência para o fechamento da fase de classificação já está matematicamente rebaixado.

O clube veio para este campeonato com salários em dia, com elenco novo, o que gerou grande expectativa nos torcedores. Mas é preciso ter humildade... Reconhecer erros.

Ouvir o rádio catalano nesta tarde, principalmente após o fato consumado foi de dar nojo. O que se ouviu foi acusações a gestões passadas que até tem seu peso, mas a opinião neste momento tinha que ser imparcial e mais profissional.

Nos últimos 4 anos o clube passou a ser chacota no futebol goiano. Sempre disputando a competição na parte debaixo da tabela e se safando do rebaixamento nas últimas rodadas. Em 2017, sob nova administração a expectativa era outra. Mas a campanha deste ano é lastimável! 
O que estava ruim, ficou pior e o CRAC não venceu nenhum jogo em casa. Aliás, venceu somente uma partida fora de casa e com grande colaboração do goleiro adversário. É campanha de rebaixado sim!

Vocês que alto se intitulam cronistas esportivos, por favor, tenham opinião própria. Comentem números e verão que o CRAC foi pior em campo do que seus adversários e por isso é o último colocado do campeonato.

As dívidas deixadas pela gestão anterior tem que ser lembradas, cobradas e na justiça principalmente.

Essa diretoria precisa ter humildade e reconhecer que erraram demais. Eu não preciso viver o dia-a-dia do vestiário pra saber que está tudo errado.

Informações que conseguimos nos bastidores mostram que a diretoria cometeu grande erro ao trazer um ou outro jogador com salário bem acima de outros. A chamada 'barca' não passou na hora certa e problemas com atletas que poderiam ter sido resolvidos fizeram com que o elenco de jogadores ficasse 'rachado' na gíria do futebol.

Um episódio me chamou a atenção na última semana. O atacante/meia Carlos André, um jogador que o torcedor gosta e que tecnicamente é importante para o time não vem sendo nem relacionado. OK! O treinador escala quem ele quiser. Mas em um momento tão complicado como esse para o clube, acho que a diretoria se omitiu. Era hora de chamar o jogador e treinador e colocar o clube acima de ambos. Resolver a situação, mas nada aconteceu, infelizmente.

Frequento o estádio desde 1990 quando era garoto e já vi times piores individualmente, mas times em sua maioria quando faltava técnica, sobrava garra/vontade.

Agora não adianta chorar pelo leite derramado, essa diretoria tem que sacudir a poeira, arrumar uma saída para o saneamento das dívidas e tentar fazer uma segunda divisão em 2018 perfeita para voltar a elite em 2019.

Mesmo com pouco dinheiro é preciso se modernizar a gestão do clube. Essa forma que esta diretoria pensa futebol, já nos mostrou que é falha. 

Em Catalão mesmo tem pessoas capazes de assumir a diretoria de futebol, a direção de marketing e dar suporte para a evolução do clube.

O clube precisa de alguém de possa acompanhar jogadores em outras competições, mesclar jovens com gana de vencer na vida com experiência de um ou outro  jogador e não ficar refém apenas de informações de empresários que na maioria das vezes empurram jogadores sem nenhuma qualidade e/ou em mal momento em diretorias amadoras. 

Precisamos acompanhar o futebol, a sua evolução. Estudar para transformar.

Há instituições que oferecem cursos de aprimoramento para profissionais do meio do futebol. A Universidade do futebol e até mesmo a CBF são exemplos de oportunidades onde se pode buscar a capacitação ou aprimoramento.

Ficar aqui só reclamando e botando culpa na gestão anterior não dá, não resolve. Esse pensamento só levará o clube a cada vez mais ficar dependente de gestores políticos.

 O CRAC é Bicampeão goiano, mas já está ha 13 anos sem disputar um título e em profunda decadência. Hoje nossa realidade é a segunda divisão do campeonato goiano e a 3ª é logo ali!

Tem que ter sabedoria pra admitir que errou. 

Nenhum comentário: