CURTA ESSA PÁGINA NO FACEBOOK

sábado, 16 de janeiro de 2016

Na última hora, CBF veta o que seria a primeira liga independente no futebol brasileiro.

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) cedeu à pressão da Federação do Rio de Janeiro e não vai autorizar a realização da Primeira Liga, também chamada de Liga Sul-Minas-Rio, em 2016. De acordo com o secretário geral da entidade, Walter Feldman, o torneio interestadual não poderá acontecer sequer em caráter amistoso, como estava previsto em comunicado divulgado nessa quinta-feira pelo presidente da Liga e do Cruzeiro, Gilvan de Pinho Tavares.

A disputa do torneio, no entanto, é vista com bons olhos pela CBF em 2017. Walter Feldman esteve reunido durante três horas com clubes filiados à Federação Carioca. Durante o encontro, as equipes pediram para a CBF cumprir a Assembleia-Geral e não autorizar a realização do torneio neste ano.

“Apresentamos desde o início a dificuldade de evitar o conflito com o calendário nacional, que envolve os Estaduais, a Libertadores e a Copa do Brasil. Convocamos uma assembleia das federações e elas estipularam que a Liga seria bem aceita se respeitasse o Estatuto das federações e da CBF, além do calendário nacional. Isso não foi possível, o que fez com que no dia de ontem (quinta-feira) nós comunicássemos ao Gilvan de que não seria possível a autorização da CBF para a realização do torneio em 2016”, declarou.

“Além do Gilvan, conversamos também com o presidente Eduardo Bandeira de Melo (do Flamengo). Falei que nós da CBF consideramos a Copa Sul-Minas-Rio muito bem vinda e positiva para o calendário nacional. Há um desejo dos clubes, da maioria das federações, mas isso não pode estar em conflito com a estruturação do futebol brasileiro. O torneio teria que ser acrescentado ao calendário geral, que foi divulgado em agosto”, acrescentou.

A reprovação da CBF à realização da competição bate de frente com o comunicado emitido nessa quinta-feira por Gilvan de Pinho Tavares. No texto, além de divulgar a tabela com as datas das partidas, o presidente da Primeira Liga informou que o torneio "já está funcionando com toda força em 2016" e que "houve a preocupação de evitar qualquer conflito com os jogos de campeonatos estaduais".

Confira a nota oficial da Primeira Liga emitida na quinta-feira

A Primeira Liga já está funcionando com toda a força em 2016. Sua primeira edição, organizada por seus membros sob o formato de torneio amistoso, começa no dia 27 de janeiro. Na organização da tabela houve a preocupação de evitar qualquer conflito com os jogos de campeonatos estaduais.

A Liga cumpre todos os processos de regularização e os requisitos do Estatuto do Torcedor, além de ter total capacidade para organizar o campeonato. Nesta quinta-feira (14.01) ocorreu uma reunião no Rio de Janeiro em que se estabeleceu uma colaboração entre Liga, Clubes e Federações para preencher todas as exigências para dias de jogo

Nenhum comentário: