Ao golear o lanterna Mogi Mirim fora de casa por 3x0, o Santa Cruz conquista o acesso da Série B/2015 para a Série A/2016 com uma rodada de antecedência, escrevendo uma trajetória única na história do futebol brasileiro. A derrocada da Série A para a Série D e a escalada da Série D para a Série A, para a qual está de volta nove anos depois.
O início desta incrível trajetória pode ser remontada a partir de 2005 por ocasião de seu último acesso à Série A juntamente com o Grêmio. Permaneceu apenas em 2006 na Série A quando foi rebaixado como lanterna ao lado de Ponte Preta (SP), Fortaleza (CE) e São Caetano (SP).
Já no ano seguinte, em 2007, o rebaixamento para a Série C juntamente com o Paulista (SP), Remo (PA) e Ituano (SP).
Em 2008 não consegue classificação para formar a Série C no modelo atual com 20 equipes participantes e vai parar na Série D.
Após três anos na Série D, finalmente começa a escalada do tricolor pernambucano, dono de uma das maiores torcidas do país, com o acesso para a Série C em 2011 na companhia de Tupi (MG), Cuiabá (MT) e Oeste (SP).
Dois anos na Série C e o acesso para a Série B em 2013 como campeão ao lado de Sampaio Correa (MA), Luverdense (MT) e Vila Nova.
Outros dois anos desta feita na Série (B) e agora o acesso de volta para a Série A em 2016.
Realmente uma história fascinante que somente o futebol pode proporcionar.
![]() |
Grafite recusou propostas para jogar no Santa e voltar a série (A) |
O futebol do Nordeste do país que no ano passado perdeu dois representantes na elite do Campeonato Brasileiro com os rebaixamentos dos baianos Vitória e Bahia, ficando reduzido para apenas um time na Série A deste ano, o Sport Recife, em 2016, voltará a ter três representantes com os acessos do Vitória e do Santa Cruz e a permanência do rubro-negro pernambucano.
Nenhum comentário:
Postar um comentário