O projeto Futebol Paulista Sustentável, onde o torcedor pode trocar duas garrafas pet por um ingresso em partidas da Copa Paulista de Futebol, retornou neste final de semana com toda a força que sempre demonstrou, já que mais de 4 mil garrafas foram arrecadadas em dois jogos.
O projeto contemplou os torcedores de duas partidas neste final de semana: XV de Piracicaba x União Barbarense, na sexta-feira, 7, e Ituano x Grêmio Barueri, no sábado, 8.
No estádio Barão de Serra Negra, em Piracicaba, foram trocados no total, 1079 ingressos, o que totaliza o mínimo de 2158 garrafas doadas para reciclagem. A festa da torcida, porém, só não foi completa pela derrota do XV de Piracicaba para o União Barbarense por 2 a 0.
Já no sábado, no estádio Dr. Novelli Júnior, o Ituano garantiu também a festa dos 988 torcedores que retiraram ingressos em troca das 1976 garrafas que foram retiradas do meio-ambiente, evitando maior poluição do nosso ecossistema. Líder de seu grupo, o Ituano se impôs ao vencer o Grêmio Barueri por 4 a 1.
Os números finais do projeto Futebol Paulista Sustentável foram bastante acima das expectativas. Em 17 partidas em que o torcedor pôde trocar garrafas pet por ingresso, mais de 120 mil garrafas foram arrecadadas, confirmando o sucesso da ação.
No total, foram arrecadadas 120.400 garrafas que foram entregues à cooperativas locais das cidades onde os jogos foram realizados. Com isso, estes resíduos sólidos que fatalmente seriam descartados na natureza poluindo ainda mais o nosso meio-ambiente, foram destinados à reciclagem.
Torcedores de oito cidades do interior de São Paulo, além de Osasco na região metropolitana, receberam partidas do projeto que reservou 3 mil ingressos por partida para serem trocados por garrafas pet. Destaque para as torcidas de Piracicaba e Osasco que contra a Portuguesa e o XV de Piracicaba, respectivamente, bateram o recorde na arrecadação de garrafas com 8.100.
Com três partidas em que recebeu o projeto, a torcida do Marília foi quem mais destinou pets para reciclagem com um total de 20.800 garrafas, seguida de perto pela cidade de Rio Claro que também recebeu três jogos e arrecadou 20.100 garrafas. Na média, o projeto arrecadou 7.082 garrafas por partida.
Futebol Paulista Sustentável
O ‘Projeto Futebol Paulista Sustentável’ trabalha com os quatro pilares da sustentabilidade – o ecologicamente correto, o economicamente viável, o socialmente justo e o culturalmente diverso –, que estão consolidados desde a ECO-92, realizada no Rio de Janeiro. Já nesta primeira iniciativa, a FPF contribui efetivamente para o meio ambiente, pois cada uma das garrafas de Politereftalato de etileno (pet) pode permanecer na natureza por 800 anos até que haja sua decomposição total.
Nenhum comentário:
Postar um comentário