O futebol é mesmo incrível e de um dinamismo fora do comum. Há um ano, dia 28 de outubro de 2013, a Portuguesa ocupava após a 31ª rodada do Brasileiro da Série A/2013 a 14ª colocação com praticamente tranquilos 6 pontos de vantagem sobre o 1º time então na faixa do rebaixamento que era a Ponte Preta.
Encerrado o campeonato, o time paulista escapou do rebaixamento, porém devido a um erro crasso cometido, que foi o de ter colocado o meia Héverton, suspenso pelo STJD, a menos de 15 minutos do encerramento de seu último jogo na competição, e depois de muita polêmica, sem sentido aliás, acabou de fato e de direito rebaixada à Série B, em função dos quatro pontos que perdeu pela escalação irregular.
E na Série B/2014, com uma campanha fraquíssima, sempre na faixa do rebaixamento, desde a 1ª Rodada da competição, ininterruptamente, ao ser goleada fora de casa pelo Oeste por 3x0 nesta terça-feira, dia 28 de outubro, na abertura da 33ª Rodada, e com incríveis cinco rodadas de antecedência, a Portuguesa está rebaixada para a Série C/2015.
É a 1ª vez que o time do Canindé tem uma queda tão drástica, chegando à Série C. Na Série A tinha sido rebaixada, neste formato de Séries do Campeonato Brasileiro, a partir de 2001, três vezes, em 2002, em 2008 e no ano passado, 2013.
Há exato 1 ano, nenhum torcedor da Portuguesa poderia imaginar que o time que estava tranquilo quanto à permanência na Série A, estaria rebaixado à Série C. Só mesmo o futebol com seu dinamismo é capaz de tamanha peripécia.
O quadro de acesso/descenso no Campeonato Brasileiro de 2014 está assim:
Rebaixada da Série B para a Série C: Portuguesa (SP).
Acessos da Série C para a Série B: Mogi Mirim (SP) – Paysandu (PA) – Macaé (RJ) – CRB (AL).
Rebaixados da Série C para a Série D: São Caetano (SP) – Treze (PB) – Crac (GO) – Duque de Caxias (RJ).
Acessos da Série D para a Série C: Londrina (PR) – Confiança (SE) – Tombense (MG) – Brasil de Pelotas (RS).
Nenhum comentário:
Postar um comentário