CURTA ESSA PÁGINA NO FACEBOOK

segunda-feira, 15 de setembro de 2014

SÃO PAULO SE APROXIMA, MAS CRUZEIRO AINDA TEM MUITA VANTAGEM AFIRMAM OS SITES ESPECIALIZADOS.

A derrota para o São Paulo encurtou para quatro pontos a distância do Cruzeiro na liderança do Campeonato Brasileiro. Mesmo com a aproximação dos paulistas, o time celeste continua como amplo favorito ao título nacional, de acordo com matemáticos.

Aliado à ótima campanha alcançada no primeiro turno – a melhor da história dos pontos corridos –, o Cruzeiro tem a seu favor o fato de ter ainda mais nove jogos no Mineirão, onde está invicto neste ano e com 100% de aproveitamento no Brasileirão.

Para o site 'Probabilidades no Futebol', gerido pelo Departamento de Matemática da UFMG, o Cruzeiro tem 64,8% de chances de ser campeão, enquanto o São Paulo reúne 23,1% de possibilidade. O Internacional vem atrás com 4%.

Na análise do Infobola, do gaúcho Tristão Garcia, a Raposa é ainda mais favorita a taça do Brasileirão, com 76% contra apenas 17% do Tricolor Paulista. Correndo por fora, Internacional, Corinthians e Grêmio têm 2%.

Já o site Chance de Gol praticamente garante o tetracampeonato do time celeste a 17 rodadas para o fim do Brasileirão. De acordo com os cálculos, o Cruzeiro tem 92,8% de possibilidade de ser o campeão. Com chance remota, o São Paulo é avaliado com somente 5,9% de levantar o troféu em dezembro.

Em outra vertente, o analista de números da Itatiaia, Domingos Sávio Baião, prefere não trabalhar com projeções ressaltando que ainda tem muitos jogos pela frente. “É muito cedo para definir percentual de chance para um time ser campeão, pois temos ainda 17 rodadas para o término do campeonato e 51 pontos em disputa. Muita coisa pode acontecer”, explicou.

Baião destaca que o Cruzeiro está na frente na luta pelo título, mas lembra que até o sexto colocado têm chance. “O Cruzeiro é o principal candidato ao título porque tem uma vantagem considerável para o segundo colocado. Mas não podemos descartar São Paulo, Internacional, Corinthians, Fluminense e Grêmio, que também têm chances”, frisou.

São Paulo pode ter que tirar diferença fora de casa
Mesmo que perca todos os jogos como visitante, mas desde que vença os nove duelos que têm no Mineirão, o Cruzeiro chegará a 73 pontos. A pontuação máxima que um vice-campeão registrou foi 72, nos anos de 2008 (Grêmio) e 2012 (Atlético). Se alcançar a mesma façanha como mandante e ganhar todas as oito partidas no Morumbi, o São Paulo somaria 66 pontos. Assim, para conseguir a liderança até o fim do campeonato, o Tricolor Paulista precisaria obter mais oito pontos longe de casa.

Pela vantagem, os jogadores do Cruzeiro não se mostraram abalados com a derrota para o São Paulo e acreditam na estabilidade da equipe, que se mantém na ponta desde a sexta rodada. “Estamos na liderança e vamos manter o que a gente vem fazendo, que está sendo bem feito. Ainda não acabou, falta muita coisa. Vamos manter o trabalho para continuar na liderança”, declarou o atacante Marcelo Moreno.

A aposta na reabilitação em casa, nesta quarta-feira, diante do Atlético-PR. “A torcida está comparecendo ao Mineirão e é a nossa motivação para quarta-feira. Vamos tentar mostrar um bom futebol contra o Atlético-PR para nos distanciarmos na ponta”, observou o volante Nilton.

Confira as contas dos matemáticos:

Site probabilidades do futebol

Cruzeiro: 64,8%
São Paulo: 23,1%
Internacional: 4%

Com pequenas chances: Grêmio, Corinthians, Fluminense, Atlético, Sport, Santos e Flamengo

Site Infobola: 

Cruzeiro: 76%
São Paulo: 17%
Internacional, Corinthians e Grêmio: 2%
Fluminense: 1%

Site Chance de Gol

Cruzeiro: 92,8%
São Paulo: 5,9%
Com chances remotas: Internacional, Corinthians e Fluminense

Informações: Itatiaia.com.br

Nenhum comentário: