
O Bayern de Munique não apenas contratou os serviços daquele que é, potencialmente, o melhor atacante do mundo, mas de quebra ainda enfraqueceu significativamente o seu único rival de verdade na Bundesliga. Que eles tenham feito tudo isso de graça é apenas a cereja no topo.
O atacante polonês já demonstrou mais de uma vez, tanto na Champions League quanto em campeonatos domésticos, todo o seu talento e faro artilheiro. Certamente para os bávaros foi um upgrade em relação ao seu camisa 9 anterior, Mario Mandzukic.
Depois de uma passagem muito bem sucedida pelo Borussia Dortmund, Lewandowski pode esperar por muito mais títulos nos próximos anos como estrela do ataque de Pep Guardiola.
2 - CESC FÁBREGAS DEIXOU O BARCELONA E ASSINOU COM CHELSEA POR 106 MILHÕES DE REAIS

Cesc Fàbregas e José Mourinho parecia uma parceria improvável há não tanto tempo atrás, quando os dois estavam em lados opostos do El Clásico. Mas o meia catalão pode ser o homem que vai liderar o Chelsea de volta ao título inglês depois de uma transferência de 36 milhões de euros de Barcelona para a Inglaterra.
O jogador nunca respondeu às expectativas em torno da sua contratação durante as três temporadas que passou no Camp Nou, mas jogou em todos os setores do campo e nunca teve uma boa sequência de partidas atuando na sua posição preferida.
Mourinho deu a entender que o Barça não sabia como escalar Cesc corretamente. De volta à Premier League, parece que o português estava certo: Fàbregas no time do Chelsea caiu tão bem quanto um pato na água.
3 - TONI KROOS DEIXOU O BAYERN DE MUNIQUE E ASSINOU COM O REAL MADRI POR 73,7 MILHÕES DE REAIS

Não há muitos jogadores que aceitariam deixar o Bayern de Munique no seu auge, mas o Real Madrid conseguiu a proeza de capturar Toni Kroos com seus melhores anos ainda por vir.
O meio-campista parece melhorar a cada temporada e, apesar dos torcedores bávaros nunca terem sido realmente cativados por Kroos, seu talento é inegável. Ele chega ao Santiago Bernabéu um vencedor nato depois do seu papel fundamental da tríplice coroa do Bayern em 2013 e na conquista da Alemanha na Copa do Mundo deste ano.
Com apenas 24 anos e comprado por uma quantia razoável considerando seu histórico, Kroos certamente é uma das contratações mais impressionantes da janela.
O meio-campista parece melhorar a cada temporada e, apesar dos torcedores bávaros nunca terem sido realmente cativados por Kroos, seu talento é inegável. Ele chega ao Santiago Bernabéu um vencedor nato depois do seu papel fundamental da tríplice coroa do Bayern em 2013 e na conquista da Alemanha na Copa do Mundo deste ano.
Com apenas 24 anos e comprado por uma quantia razoável considerando seu histórico, Kroos certamente é uma das contratações mais impressionantes da janela.
4 - ALÉXIS. SANCHES DEIXOU O BARCELONA E ASSINOU COM ARSENAL POR 118 MILHÕES DE REAIS

O Arsenal dominou as manchetes no meio de 2013 com a chegada de Mesut Özil e parece ter tomado gosto. Novamente os Gunners foram o assunto da semana após recrutar Aléxis Sanchez do Barcelona.
O chileno foi uma das estrelas da seleção de Jorge Sampaoli na Copa do Mundo e chamou a atenção até seu time ser eliminado nos pênaltis pelo Brasil.
Aléxis pode preencher várias posições diferentes no ataque. Passou quase toda o seu tempo de Barça atuando pelos flancos, mas Wenger o vê como um centroavante, dada a sua velocidade, força e disposição. Pode se tornar uma aquisição devastadora - para os adversários.
5 - DIEGO COSTA DEIXOU O ATLÉTICO DE MADRI E ASSINOU COM O CHELSEA POR 129,7 MILHÕES DE REAIS

Os impressionantes 36 gols de Diego Costa pelo Atlético de Madrid em 2013-14 ajudaram o time de Diego Simeone a ter uma temporada memorável, conquistando a Liga Espanhola e chegando à final da Champions contra todos os prognósticos.
Toda essa abundância de gols não passaria despercebida e, na janela, Diego conseguiu uma transferência para o Chelsea, um time desesperado por um atacante de primeira linha capaz de ocupar a posição de matador solitário à frente de talentos como Eden Hazard, Oscar, Willian e o também recém-chegado Cesc Fàbregas.
Pois bem. Mal começou a temporada e Diego Costa e Stamford Bridge já parece uma parceria feita nos céus: em três jogos, o hispano-brasileiro marcou quatro vezes.
6 - MEHDI BENATIA DEIXOU O ROMA E ASSINOU COM BAYERN DE MUNIQUE POR 88,7 MILHÕES DE REAIS

A lesão de Javi Martinez deu uma dor-de-cabeça inesperada a Pep Guardiola, mas o Bayern de Munique soube ser rápido e certeiro para resolver seus problemas sem grandes dramas.
Trazendo com ele uma grande experiência na Serie A e uma temporada espetacular com a Roma, Benatia está pronto para dar o próximo passo e ser uma estrela em uma das principais equipes do planeta.
Ao lado de Jerome Boateng e Martinez, quando estiver de volta, o Bayern vai estar mais do que bem servido de zagueiros pelos próximos anos.
7 - MATHIEU VALBUENA DEIXOU O OLIMPIQUE DE MARSEILLE E ASSINOU COM DINAMO DE MOSCOU POR 22 MILHÕES

Uma das maiores pechinchas da janela. É notável que não tenha havido uma horda de times tentando roubar o meia do Marseille. Em vez disso, mesmo com uma etiqueta de preço bem modesta, consequência dos problemas financeiros do Marseille, o interesse foi limitado e Valbuena acabou do Dínamo Moscou.
Ainda que o francês tenha admitido que sua mudança para a Rússia tenha sido motivada unicamente pelo dinheiro, ele já teve um belo começo de vida na Premier League russa, com algumas assistências em poucas partidas.
Mais tarde, será uma surpresa se, novamente, não tivermos ninguém interessado em tirar este jogador de 29 anos do rígido inverno russo.
8 - DIEGO LÓPES DEIXOU O REAL MADRI E ACERTOU COM O MILAN (DE GRAÇA)

Raramente você verá um clube fazer tão pouco para segurar seu goleiro titular quanto o Real Madrid com Diego López nesta janela. Depois de manter Iker Casillas durante toda a temporada 2013-14 fora do time titular na liga, os campeões europeus decidiram que era chegada a hora de encerrar o ciclo de Diego López e devolver o posto ao capitão.
O Milan se movimentou rapidamente e foi o grande beneficiado pela politicagem madridista, arrebatando o goleiro em um contrato de quatro anos. E foi uma adição imensamente necessária também, já que Michael Agazzi já dava sinais de que poderia ter problemas para manter o ritmo depois de deixar o Chievo. Em uma janela de mercado pouco memorável, Diego López foi a grande contratação do Milan.
9 - LUIS SUÁREZ DEIXOU O LIVERPOOL E ACERTOU COM O BARCELONA POR 259.5 MILHÕES DE REAIS

Luis Suárez tem uma afeição pelo Barcelona que vem de longa data e afirmou que estava realizando um sonho ao assinar com o clube catalão em um negócio de 88 milhões de euros. Mas o atacante uruguaio ainda terá de esperar um pouco mais para fazer sua estreia oficial, já que segue suspenso pela mordida no zagueiro Giorgiou Chiellini, na Copa do Mundo.
Com apenas alguns troféus conquistados na carreira nas passagens por Nacional, Ajax e Liverpool, Suárez está sedento por uma chance de abocanhar os maiores troféus em disputa e sua veia supercompetitiva chama a atenção do novo técnico do clube, Luis Enrique. Suárez agora pode treinar com seus companheiros e a provável estreia não poderia ser em um momento mais propício para pôr à prova a incansável vontade de vencer que é marca na sua carreira tanto quanto as mordidas eventualmente distribuídas: no fim de outubro, diante do Real Madrid, no Santiago Bernabéu.
"Precisávemos de outro 'bad boy' como ele," disse Daniel Alves sobre o novo contratado. Desde que Suárez consiga de controlar, tem tudo para brilhar mais forte do que nunca.
10 - ANGEL DI MARIA DEIXOU O REAL MADRI E ACERTOU COM O MANCHESTER UNITED POR 221,1 MILHÕES DE REAIS

Angel Di Maria teve papel fundamental no sucesso do Real Madrid na Champions League passada, mas isto não foi o suficiente para impedir que o clube dispensasse o argentino como aquém das exigências após as chegadas de James Rodríguez e Toni Kroos.
Manchester City e Paris Saint-Germain também demonstraram interesse no jogador, mas foi o Manchester United de Louis Van Gaal que, parcialmente motivado pelo desespero dos resultados ruins no começo da temporada, aceitou pagar a quantia exigida pelos espanhóis.
Di Maria pode ter custado os olhos da cara ao United, mas não há como negar que acrescenta muitos pontos ao time em termos de velocidae e criatividade. O United agora pode começar a pensar em voltar a ser o mesmo time que dominou a Premier League por tantos anos depois de uma temporada completamente fracassada em 2013-14.
11 - EZEQUIEL GRAY DEIXOU O BENFICA E ACERTOU COM O ZNIT DA RÚSSIA POR 44,2 MILHÕES DE REAIS

O Manchester United há muito nutria uma paixão platônica por Ezequiel Garay, mas preferiu não se mover pelo zagueiro mesmo quando o Benfica deixou claro que ele estava na pista para negócios.
O Zenit São Petesburgo não hesitou e, em uma ofensiva furtiva, arrebatou o argentino. Enquanto companheiros de posição como David Luiz, Jeremy Mathieu e Eliaquim Mangala mudaram de clube por quantias estratosférias, Garay saiu pela bagatela de 15 milhões de euros, o que torna a sua contratação ainda mais impressionante.
12 - FALCÃO GARCIA PERTENCE AO MÔNACO E ACERTOU SEU EMPRÉSTIMO AO MANCHESTER UNITED

O ano turbulento de Falcao Garcia no Monaco chegou ao fim em circunstâncias dramáticas com um empréstimo ao Manchester United já aos 45 do segundo tempo. Na prática, serve apenas para atrasar uma transferência permanente do jogador para Old Trafford até 2015.
Há um ano, seria uma aposta mais do que certa de sucesso. Agora, nem tanto. Depois de uma lesão grave no joelho sofrida em janeiro, não existem mais as mesmas garantias de que Falcao vai reencontrar a forma de antes. E mesmo antes disso seu histórico de gols no Monaco já não se comparava às brilhantes passagens por Porto e Atlético de Madrid. O salário de 440 mil euros [R$1.2 milhão] semanais parece assustador diante desta possibilidade, mas é um risco que o United decidiu correr depois de um princípio de temporada que assustou ainda mais.
Mesmo assim, se o United puder tirar o melhor de El Tigre, ele vai acrescentar um imenso peso ao já qualificado ataque vermelho ao lado de nomes como Robin van Persie, Wayne Rooney, Juan Mata e Angel Di Maria - mesmo que na verdade o que o time realmente precisasse fossem alguns nomes para reforçar a defesa.
13 - ANTOINEE GRIEZMANN DEIXOU REAL SOCIEDAD E ACERTOU COM O ATLÉTICO DE MADRI POR 84 MILHÕES DE REAIS

Que o winger de 23 anos, Antoine Griezmann, tenha trocado a Real Sociedad pelo Atlético de Madrid por 30 milhões de euros é uma marca do seu talento. O francês, que passou toda a sua carreira profissional na Espanha, deixa impressão positiva atrás de impressão postiva na Liga desde sua estreia, em 2009.
Tecnicamente talentoso e muito rápido, Griezmann é capaz de atuar em qualquer uma das posições de ataque, ainda que normalmente prefira cair pela esquerda. No ano passado, marcou 16 gols. Uma marca semelhante neste ano e ele pode ajudar a torcida do Atléti a esquecer Diego Costa rapidamente.
14 - XABI ALONSO DEIXOU O REAL MADRI E ACERTOU COM BAYERN DE MUNIQUE POR 29,4 MILHÕES DE REAIS

O mundo do Real Madrid é tão louco que Xabi Alonso saiu de maestro insubstituível para veterano dispensável no espaço de três meses.
Depois de acertar com o Bayern de Munique, Alonso alegou que sentiu uma sensação de relaxamento no Santiago Bernabéu após a conquista da La Décima, em Lisboa. Foi o suficiente para confirmar na mente do volante que, aos 32 anos, um novo desafio se fazia necessário.
Pep Guardiola foi rápido no gatilho e aproveitou a oportunidade de levar o espanhol para a Allianz Arena. Ainda que não faltem opções para o meio-campo do Bayern, a experiência de Alonso certamente pode ser vital para as disputas ainda mais difíceis da equipe nesta temporada em que o clube vai brigar para retomar o posto de rei da Europa perdido, justamente, para o Real Madrid.
15 - JAMES RODRIGUES DEIXOU O MÔNACO E ACERTOU COM O REAL MADRI PO 235,9 MILHÕES DE REAIS

Quando o Monaco fechou o pacotão de 70 milhões de euros por James Rodríguez e João Moutinho com o Porto, o mundo do futebol foi pego de surpresa por saber que a maior parte do dinheiro havia sido destinada para bancar a contratação do jovem colombiano. Depois de um começo de vida lento na França, ele cresceu, apareceu e explodiu no cenário mundial durante a Copa do Mundo.
O Real Madrid decidiu abrir os cofres e pagar 80 milhões de euros no jogador na esperança de que ele possa replicar com a camisa blanca os mesmos feitos que o transformaram em estrela da noite para o dia no Brasil. Se conseguir, os campeões europeus poderão considerar o seu rico dinheirinho muito bem investido.
16 - MÁRIO BALOTELLI DEIXOU O MILAN E ACERTOU COM O LIVERPOOL POR 58,9 MILHÕES DE REAIS
É justo dizer que a passagem de Mario Balotelli pelo Milan foi o período menos bem sucedido da sua carreira até aqui. Mas ainda assim ficamos com a sensação de que os Rossoneri permitiram que o atacante saísse no barato.
Suas atitudes fora de campo são bem conhecidas, mas o jogador ainda tem habilidade para produzir coisas impressionantes a partir do nada. Se o Liverpool puder cultivar as qualidades de Balotelli, então a equipe pode sofrer muito menos com o buraco deixado por Luis Suárez do que se imaginaria.
Por 20 milhões de euros, foi um preço bastante modesto, levando-se em consideração as quantias que os clubes pagam por muito menos no futebol moderno. Brendan Rodgers insiste que pode fazer o ex-jogador do Manchester City se sentir apreciado. Se for realmente o caso, então Balotelli pode muito bem sair como a transferência com melhor custo benefício desta janela.
17 - MARIO MANDZUKIC DEIXOU BAYERN DE MUNIQUE E ACERTOU COM O ATLÉTICO DE MADRI POR 64,8 MILHÕES DE REAIS

O Atlético de Madrid tem o hábito de achar grandes atacantes quando menos se imagina, e Diego Simeone espera que Mario Mandzukic possa dar sequência a uma longa linhagem de matadores no Vicente Calderón.
Contratado por 22 milhões de euros junto ao Bayern de Munique, Mandzukic foi o autor do gol da vitória quando o Atléti despachou o Real Madrid na Supercopa da Espanha.
Como um atacante estabelecido, o croato também pode melhorar a presença de área dos finalistas da Champions. A dura missão será fazer os rojiblancos esquecerem-se de Diego Costa. É mais fácil falar do que fazer, mas que Mario ainda parece ser um ótimo negócio, parece.
18 - ALBERTO MORENO DEIXOU O SEVILLA E ACERTOU COM O LIVERPOOL POR 44,2 MILHÕES DE REAIS

Alberto Moreno foi um dos defensores que mais chamaram a atenção na temporada passada da Liga Espanhola e teve papel importante na campanha bem sucedida do Sevilla, que ficou em quinto lugar na classificação e sagrou-se campeão da Europa League.
Com apenas 22 anos, o lateral-esquerdo ainda tem muita lenha para queimar e seus melhores anos estão por vir. A taxa de 15 milhões de euros paga pelo Liverpool já começa a parecer uma barganha comparado aos valores pagos por tantos outros jogadores na janela.
Também na linha de interesse do Real Madrid, Moreno já faz parte do elenco da seleção espanhola e deixou um belo cartão de visitas na Premier League ao marcar um golaço na sua segunda partida no campeonato inglês, contra o Tottenham.
19 - STEFAN DE VRIJ DEIXOU FEYEYNOORD E ACERTOU COM LÁZIO POR 23,5 MILHÕES DE REAIS

Antes mesmo da Copa do Mundo, a Lazio já estava sondando o Feyenoord sobre Stefan de Vrij. Inicialmente, os italianos não aceitaram pagar o valor pedido pelo time holandês.
Por sua recusa, a Lazio quase perdeu o jogador, já que o Manchester United se juntou à briga depois das boas atuações de De Vrij na Copa do Mundo. Eventualmente os italianos conseguiram convencê-lo a mudar-se para a capital da Bota por algo perto de 8 milhões de euros.
De Vrij pode ter apenas 22 anos, já tem bastante experiência no currículo: mais de 150 jogos em todas as competições pelo Feyenoord e uma Copa do Mundo com a Holada. Se o que vimos no Brasil for qualquer indicação, ele tem todo o potencial para tornar-se um dos melhores zagueiros do continente europeu.
20 - KEYLOR NAVAS EIXOU O LEVANTE E AERTOU COM O REAL MADRI POR 29,4 MILHÕES DE REAIS

Keylor Navas foi o melhor goleiro da temporada passada na Espanha e fez uma Copa do Mundo para ninguém botar defeito com a Costa Rica. Mas sua transferência para o Real Madrid foi de certa forma bastante surpreendente, já que Iker Casillas e Diego López ainda estavam no clube.
O Real pagou 10 milhões de euros para cobrir a multa rescisória no contrato de Navas com o Levante e mandou López pastar. Agora, a única concorrência do costa-riquenho é o capitão Iker Casillas.
O técnico Carlo Ancelotti deu apoio ao capitão inicialmente, enquanto Navas se adapta ao clube, mas ele deve ser utilizado ao menos na Copa do Rei - e, quem sabe, até mesmo antes disso, caso o camisa 1 continue a exibir atuações tão duvidosas quanto as que marcaram seu ano de 2013-14 e, principalmente, a Copa do Mundo.
Informações: Site o goal.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário