Na tentativa de reconquistar a supremacia no futebol mundial, Neymar é o grande destaque da Seleção Brasileira. Porém, segundo o novo treinador da equipe, Dunga, o atacante do Barcelona ainda não pode ser considerado um craque. Isso porque, para chegar a esse patamar, ele precisa vencer uma Copa do Mundo.
"Ele é o melhor jogador brasileiro. Para ter carimbo de craque, tem de ter o carimbo de campeão do mundo nas costas. Mas vamos trabalhar, na Seleção, para ele jogar acima da média que define um craque", afirmou o capitão de 1994, em entrevista à Época.
Apesar disso, ele não criticou o jogador. Dunga explicou que a construção de um grande jogador no Brasil é muito acelerada e falo sobre o excesso de responsabilidade exercido nas revelações.
O treinador se aprofundou no assunto e explicou a sua opinião sobre o astro do Barça.
"Temos essa questão de que o cara faz um gol e já é craque. Temos tanto essa necessidade, que o cara de 15 anos, deu um drible, já é craque. O jogador novo, ele oscila. Até ele ter uma afirmação emocional, psicológica, física, técnica, ele vai oscilar. Só que a gente já põe uma responsabilidade no menino, com 16, 17 anos – “é craque, é craque, é craque” –, aí começa a pressão."
"Dali a dois anos, mesmo ele tendo 19 anos, não o consideramos mais jovem. E aí começam as críticas. Aí ele fala: “Com 17, eu era um craque, hoje com 19 só me dão pancada...”. Então o emocional, a autoestima, aquela confiança que ele tinha, de dar o drible, de fazer aquela jogada, já começa a se resguardar um pouco mais."
Sobre a sua primeira convocação depois do retorno, que será no dia 19, Dunga disse que vai misturar os novos com os mais experientes. Ele lembrou que o futebol europeu ainda está no início da temporada e não descartou jogadores "veteranos" na equipe.
"Vou botar uma mescla entre jovens e veteranos, buscar sangue novo, aguçar a competitividade entre eles, não deixar ninguém pensar que é o dono, ninguém se acomodar. Tudo isso."
"Se fosse por idade, eu pegava só caras de 20. Mas não é. É competição, tem de ver o momento. Cada um terá sua oportunidade e precisa demonstrar sua capacidade de ficar ou não, independentemente da idade", completou Dunga.
Informações: Goal.com

Nenhum comentário:
Postar um comentário