CURTA ESSA PÁGINA NO FACEBOOK

domingo, 13 de julho de 2014

CRAC COMPLETA HOJE 83 ANOS DE GLÓRIAS.

Vivendo uma página negra em sua honrosa história o CRAC completa hoje 83 anos de vida pois em 13/07/1931 nascia o Clube Recreativo e Atlético Catalano .


Não é ser arrogante dizer que o futebol goiano nasceu aqui, pois CRAC e CATALÃO F.C faziam o clássico goiano daquela época e hoje o clube azul é o mais antigo em atividade no futebol profissional de Goiás.

Seu primeiro título foi em 1965 de forma invicta no campeonato goiano da segunda divisão, a consagração veio em 1967 quando venceu o Atlético Goianiense no Antônio Accioly por 1 a 0 gol do ponta direita Vágner que na ocasião não havia marcado nenhum gol naquela competição.

Em 1969 o time novamente disputa o título só que agora  contra o Vila Nova mas perde no tapetão pois a equipe da capital alega que o leão fez quatro alterações quando era permitido apenas 3. Enfim Catalão com o vice campeonato se torna a maior força do interior superando o Anápolis campeão de 1965.


Vieram aos anos 70 e 80 sem títulos mas o  Crac continuava a fazer boas campanhas e jogos memoráveis principalmente em 1980 quando empatou em 02 a 02 contra a seleção Brasileira de Masters que na ocasião contava com Mané Garrincha.

Sobrevivendo com um futebol semi profissional com atrasos de salários e poucas condições de treinos o leão do sul amargou por 11 anos a segunda divisão chegando muito próximo em 92 quando foi eliminado pelo Inhumas nas semifinais perdendo em Inhumas por 04 a 00 e aqui em Catalão empatando em 01 a 01 marcando para o Crac Ronaldo Pato de falta e Estrela de cabeça descontou aos 44 do segundo tempo.

Em 93 o acesso veio com outro vice campeonato ao ser derrotado no Serra Dourada para o Caldas numa melhor de 3 jogos de acordo com o regulamento.

Em 95 outra boa campanha mas nas semifinais contra o Vila Nova aqui em Catalão após estar vencendo por 02 a 00 em 10 minutos sofreu a virada e perdeu pelo placar de 03 a 02 sendo eliminado em casa, nesse ano o time tinha jogadores da cidade.

Na final de 97 o Goiás era bem superior tanto que na final em Goiânia foi um chocolate verde 04 a 01 com destaque para o centro avante ALOÍSIO do esmeraldino e do Crac LEONARDO que em seguida foi contratado pelo verdão.

Em 2003 iniciou uma nova era vitoriosa consagrando campeão da segunda em 2003 e 2004 da primeira vingando do tigrão da Vila famosa no Genervino da Fonseca lotado desde o meio dia.

Quase que alguns anos depois antes de criarem a série D Catalão não via seu nome na série B faltou muito pouco.

Em 2012 seu último ano de alegria sendo vice campeão Brasileiro da série D com um elenco modesto e barato mas eficiente.

Hoje vive à beira do fechamento de suas portas vivendo em uma UTI, vive de alegrias momentâneas.

VEJA ALGUNS JOGADORES QUE JÁ BRILHARAM EM GRANDES CLUBES E TAMBÉM NO CRAC:

MENDONÇA: BOTAFOGO, PALMEIRAS e SELEÇÃO BRASILEIRA.
Mendonça jogou no Crac em 96
JÉRSON: BOTAFOGO , PORTUGUESA , VASCO e SELEÇÃO BRASILEIRA.

JORGE BATATA: GOIÁS.

EDUARDO: VASCO , FLUMINENSE.

DIONÍSIO: VILA NOVA.

VÁGNER PEPETO: BANGU, BOTAFOGO, SPORT.



GUARU: BAHIA, FORTALEZA
Guaru campeão em 2004

VÍTOR: GOIÁS, CRUZEIRO, BOTAFOGO , PALMEIRAS.

lateral Vítor 

ALEX DIAS: GOIÁS, VASCO, SÃO PAULO.

Alex Dias jogou no Crac em 2009

PRATAS DA CASA QUE SE DESTACARAM:


LÁZARO DOMINGUES

DEMA

SILVIO SALOMÃO

ANDRÉ FREITAS

RONALDO PATO

ZÉ RONALDO

CURI

ROGÉRIO MESQUITA (BOGUÉ)

PELEZINHO

EVARISTO FONSECA


Parabéns Crac, único bi campeão goiano do interior que nessa data você possa recuperar suas forças e nos encher de alegrias!!!





Postado e editado por: Jean Carlos Lustosa

3 comentários:

Pedrão disse...

Parabéns leão do sul !
É uma pena muita gente querer aproveitar de vc para conquistar votos .

LUIZ CARLOS disse...

Essa diretoria não está nem ai com o time, veja so no dia de comemorar o aniversário do leão deveria ter marcado um amistoso contra um grande clube.
Seria até interessante para arrecadar dinheiro.
Força para sair das garras desses aproveitadores

Anônimo disse...

Grande Mendonça SAUDADES daquele tempo onde o Crac além de grandes jogadores tinha também os atletas de Catalão.
PARABÉNS CRAC NÓS TE AMAMOS!!!